Orientador: Ricardo Nakamura
Co-orientador: Daniela Kutschat Hanns
Banca: Priscila Lena Farias, Carlos Zibel Costa
Palavras-Chave: Teoria, Jogos Eletrônicos, Acessibilidade Digital, Terceira Idade, Ludicidade, Envelhecimento, Qualidade de Vida
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2011
Sobre o projeto
Esta monografia investiga a relação entre o lúdico e a qualidade de vida dos idosos, com foco na adoção de jogos eletrônicos. O estudo analisa as transformações físicas e cognitivas do envelhecimento e como o design pode contribuir para experiências mais acessíveis e significativas. Como resultado, propõe-se uma interface para um jogo eletrônico do tipo “compilação de jogos de tabuleiro”, pensado especificamente para o público idoso. A pesquisa é estruturada em cinco partes: fundamentos teóricos, análise do envelhecimento, discussões conceituais, diretrizes de design e desenvolvimento do projeto. O processo inclui testes com usuários, buscando validar a interface como ferramenta de lazer, estimulação e inclusão digital.