Orientador: Marcelo Marino Bicudo
Palavras-Chave: Marca, Branding, Marketing, História, Arquitetura de Marca, Design
Semestre/Ano de apresentação: 2º Semestre de 2011
Trabalho sendo publicado na BDTA
Sobre o projeto
Como a ascensão do branding como campo propõe a atuação do designer? Na atualidade, o branding tem influenciado significativamente a prática do design, integrando-o a estratégias de identificação e diferenciação no mercado. Para compreender essa relação, este trabalhou visou a explorar visualmente o conceito de marca, iniciando com uma análise histórica da evolução dos elementos gráficos usados para representar discursos e propriedades. São definidos os conceitos de Marca Antiga e Moderna para, então, caracterizar a Marca Pós-Moderna no contexto do branding.
A pesquisa examina seis marcas — Nike, Apple, IBM, Havaianas, Natura e Itaú — observando sua evolução com base em uma métrica fundamentada em referências da área. O estudo conclui que o branding, embora associado ao marketing e ao design comercial, transcende esses limites, possibilitando a criação de marcas gráficas para diferentes contextos sociais, como empresas, ONGs, museus e partidos políticos.
Email de contato
lucabacchiocchi@gmail.com