Orientador: Marcos da Costa Braga
Palavras-Chave: Brasilidade, Cultura Brasileira, Logotipo, Semiótica, Eventos Esportivos
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2012
Trabalho sendo publicado na BDTA
Sobre o projeto
Como Trabalho de Conclusão de Curso, tivemos por motivação aprofundar no assunto e fornecer um novo olhar sobre o assunto da Brasilidade no Design Gráfico, especificamente no discurso da brasilidade em marcas gráficas de eventos esportivos de porte internacional. Por visar o discurso da brasilidade, trata de averiguar os aspectos meta-semióticos das identidades visuais em questão, e não foca na semiose do signo em si, mas no código que o fundamenta. Não se trata, por outro lado, de um entendimento ontológico da identidade brasileira no design gráfico, mas uma análise daquele discurso identificado na defesa de diversas marcas gráficas analisadas no trabalho, assim como das próprias manifestações gráficas de tal discurso, por meio de uma análise individual sobre onze logotipos de eventos esportivos mundiais nos quais o Brasil concorreu para sediar, como Olimpíadas, Jogos Pan Americanos, Copas do Mundo da FIFA, entre outros.
Email de contato
eduardo.ckf@gmail.com
eduf_design@hotmail.com