Orientador: Marcos da Costa Braga
Palavras-Chave: Pós-Modernismo, Design Gráfico Irlandês, Design Gráfico Pós-Moderno, Renascimento Celta, História do Design Gráfico, Modernismo Europeu
Semestre/Ano de apresentação: 2º Semestre de 2012
Trabalho sendo publicado na BDTA
Sobre o projeto
Este trabalho teve como objetivos principais conhecer a história do design gráfico irlandês, identificar a fundamentação conceitual e histórica do design gráfico pós-moderno na Irlanda e analisar possíveis características de uma identidade visual irlandesa no contexto pós-moderno.
Para alcançar esses objetivos, utilizou-se uma metodologia que combinou levantamento de dados, estudo bibliográfico e entrevistas. A pesquisa envolveu a análise do contexto histórico e visual da Irlanda, complementada por entrevistas com designers irlandeses e a avaliação de produções gráficas, buscando verificar a existência e as características do design gráfico pós-moderno no país.
Por meio de entrevistas realizadas com os designers irlandeses foi possível confirmar que com a abertura do país houve uma ruptura com o funcionalismo rígido do modernismo, alinhando o design irlandês às mudanças globais que marcaram o pós-modernismo. Conclui-se que o design gráfico irlandês construiu uma identidade visual própria, que mescla influências internacionais com elementos locais em resposta às mudanças sociais e econômicas do país.
Email de contato
tina.jacq@gmail.com