Orientador: Priscila Lena Farias
Co-orientador: Eleida Pereira de Camargo
Palavras-Chave: Design Gráfico, Tipografia, Editoração, Educação
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2014
Sobre o projeto
Este trabalho teve por objetivo estudar se as características de tipografia e layout encontradas nos livros didáticos para jovens e adultos no Brasil suprem as necessidades de aprendizado desse público. A fundamentação teórica baseou-se nos especialistas Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Gerard Unger. Estudos de design relativos à leitura e aprendizado levaram à realização de experimentos com alunos, nos quais apresentaram-se alternativas de diagramação para analisar desempenho em fases distintas de aprendizado. Conclui-se que o projeto gráfico de um livro didático voltado à educação de adultos deve levar em conta a experiência do sujeito para seu desenvolvimento. Como resultado dos experimentos, foram apontadas questões de projeto a serem observadas na produção deste tipo de material.
Email de contato
karinetressler@gmail.com