Orientador: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Palavras-Chave: Educação Inclusiva, Dislexia, Design, Branding, Interface
Semestre/Ano de apresentação: 2º Semestre de 2017
Trabalho sendo publicado na BDTA
Sobre o projeto
O presente texto se propõe a relatar o processo de pesquisa, ideação e projeto da marca Raiar e da interface visual e estrutural de um site de capacitação para educadores sobre dislexia. O caminho criativo foi dividido em duas fases principais: a pesquisa e o projeto.
Na primeira, buscou-se entender o tema geral (dislexia), escolhendo-se, a partir da problematização levantada, um recorte específico (curso de capacitação docente). Em seguida, estudou-se o segmento e o público, conversando com potenciais usuários, e foram definidos requisitos de projeto para reformular a experiência de aprendizado.
A segunda parte se dedica ao processo de criação da marca, no qual foram estudadas paletas cromáticas, tipografias e estilos visuais que conectassem aos conceitos almejados e também ao contexto atual e ao repertório do público alvo. No projeto da interface, procurou-se, a partir de testes de layout e prototipagem rápida, o caminho mais intuitivo de acessar ao conteúdo, considerando a variabilidade cognitiva entre os diferentes perfis de alunos como uma das estratégias para aprimorar a experiência e ampliar o engajamento dos usuários.
Email de contato
maisa.fernanda.oliveira@gmail.com