Orientador: Daniela Kutschat Hanns
Palavras-Chave: Interação físico-digital; Raciocínio lógico infantil; Gamificação; Design de produto; Interface Digital; Aprendizagem lúdica; Tecnologia na educação; Desenvolvimento infantil; Double Diamond.
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2018
Trabalho sendo publicado na BDTA
Sobre o projeto
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um brinquedo com interação físico-digital voltado ao estímulo do raciocínio lógico em crianças. A pesquisa baseou-se no método Double Diamond, envolvendo revisão teórica, questionários e entrevistas com professores, pais e crianças. Identificou-se a importância de trabalhar o raciocínio lógico desde a infância e a influência crescente da tecnologia no contexto infantil. A solução proposta integra sensores físicos a um aplicativo digital, promovendo aprendizagem ativa e engajamento lúdico. Testes com crianças validaram a proposta, evidenciando facilidade de uso, curiosidade e compreensão das sequências lógicas envolvidas.
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