Orientador: Leandro Manuel Reis Velloso
Banca: Denise Dantas, Camilla Fernanda Annarumma Durão
Palavras-Chave: Design, Literatura, Leitura, Ensino Médio, Experiência do usuário
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2022
Sobre o projeto
O presente estudo, feito para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Design, intersecciona os campos do Design com a área da Educação, da Leitura e do Entretenimento, mais especificamente a área de leitura de literatura e seu ensino no cenário atual da formação de nível médio brasileiro. O trabalho parte de investigações bibliográficas acerca da questão e se aprofunda com pesquisas qualitativas com o intuito de entender com maior profundidade como o estudante de ensino médio se relaciona com a literatura brasileira nessa fase da vida e, posteriormente, como o campo do design pode ajudar a mapear soluções para a questão.
Assim, o trabalho faz uma investigação das questões que envolvem o ensino e a leitura de literatura no ensino médio, dando um panorama bibliográfico do tema e, logo após, uma investigação qualitativa com usuários (estudantes de ensino médio) e especialistas que de alguma forma se relacionam com estes. Em seguida, faz-se uma análise sintética das investigações a fim de se propor requisitos de projeto e alternativas para o problema em questão. Por fim, o trabalho propõe um serviço de curadoria de literatura brasileira, voltado para os usuários do ensino médio (faixa etária dos 14-17) que visa o incentivo à leitura nesse período da vida.