Orientador: Giselle Beiguelman
Banca: Denise Dantas, Ricardo Nakamura, Rodrigo Queiroz
Palavras-Chave: Música, Interface, Jogos
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2023
Sobre o projeto
Este trabalho parte de um desejo de pensar em novas possibilidades de interfaces para criação de música, resultando em um instrumento eletrônico e em um software companheiro, que tem como objetivo ser um ambiente virtual para estimular o aprendizado de música de forma engajante. O objetivo principal é explorar possibilidades de novas interfaces para a linguagem musical através de sensores eletrônicos, com o intuito de quebrar barreiras da fisicalidade na criação musical, fazendo com que seja mais acessível para iniciantes, além de estimular a criatividade de músicos experientes, proporcionando novas formas de interagir com o som.
O instrumento musical resultante quebra uma lógica comum na organização de notas dos instrumentos, propondo uma alternativa com o objetivo de facilitar a composição musical para iniciantes. Para o instrumento obter mais sucesso nisso, o software companheiro faz uso de pequenos jogos que estimulam ideias para o desenvolvimento de composições da forma mais simplificada possível.
No fim do projeto há uma etapa de validação que traz reflexões e aberturas de caminhos para projetos similares. A validação é feita através de pesquisa qualitativa, que consiste em entrevista e observação dos padrões de uso dos participantes.
Email de contato
nicolas.torresan.design@gmail.com