Orientador: Ricardo Nakamura
Banca: Cyntia Santos Malaguti de Sousa, Gilson Schwartz
Palavras-Chave: Design Thinking, Game Design, Empatia, Serious Game, Metodologia de Design, Design Empático
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2023
Trabalho sendo publicado na BDTA
Sobre o projeto
Este trabalho tem como objetivo compreender de que forma ocorrem intersecções entre as áreas de game design, psicologia, pedagogia e metodologia de design empático, usando como ponto chave de união entre elas o conceito de empatia. A partir do entendimento de que há elementos inerentes à mídia interativa de jogos eletrônicos com potencial de contribuir para uma educação crítica, foi realizada uma pesquisa com estudantes de Design com o intuito de entender suas preferências, hábitos e de quais formas se relacionam com essa mídia em questão para, enfim, chegar à proposta de game design de um jogo digital RPG de ação.
O jogo Lumisfera é, portanto, uma apropriação da linguagem e de soluções existentes no mercado para criar uma obra com contexto fantasioso que faz referência às práticas da profissão de designer em toda a sua estrutura, com destaque nas mecânicas análogas a ferramentas de pesquisa. Desta forma, pretende-se auxiliar no ensino da metodologia de design empático enquanto levanta reflexões que se desdobram em questões éticas presentes neste ofício.
Email de contato
ferreirinho.pedro@gmail.com