Orientador: Cristiane Aun Bertoldi
Banca: Ricardo Nakamura, Cristiane Aun Bertoldi, Marcelo de Carvalho Pirk
Palavras-Chave: Design de Games, Design para Saúde, Design para Acessibilidade e inclusão, Instituto Remo Meu Rumo, Pessoa com Deficiência
Semestre/Ano de apresentação: 1º Semestre de 2024
Trabalho sendo publicado na BDTA
Sobre o projeto
O Instituto Remo Meu Rumo (IRMR) é uma organização sem fins lucrativos (ONG) com a missão de facilitar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência por meio do remo e canoagem adaptados a fim de promover seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Suas atividades ocorrem na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP) e são realizadas por uma equipe multidisciplinar ligadas ao Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (IOT HCFMUSP). Durante os períodos de recesso as crianças e jovens desenvolvem hábitos sedentários e se desmotivam por perderem o ritmo e pela distância dos colegas. Diante deste cenário, desenvolveu-se o design de videogame ativo, para ser jogado em dispositivos móveis para a prática de atividades físicas neste período. Para isso, foram utilizadas metodologias de Design Thinking, Design para Interfaces Digitais e Creative Game Design. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e de artigos similares, visitas no local, observação e entrevistas com os profissionais envolvidos, geração, desenvolvimento, avaliação até a obtenção de protótipo. O cenário do jogo se passa na raia Olímpica, cujos componentes pertencem ao ambiente, simulando situações vivenciadas pelos usuários. Ao jogar Ginan, as remadas feitas indoor, são captadas por um sensor de movimentos, que fazem o barco deslocar-se no seu percurso e atingir o objetivo final. Além do design do game, o protótipo envolve uma embalagem ou mala, uma manopla, um sensor e um suporte para o celular para que possa ser portátil e jogado em diferentes locais.
Email de contato
thaesrosa@gmail.com